Incêndios na Amazônia deixam rastros de animais carbonizados

Atualizado: 19 de Set de 2019

WWF estima que 180 espécies da fauna e 85 da flora estão ameaçadas de extinção nos trechos atingidos por fogo


O fato - De acordo com um relatório produzido pela organização ambiental WWF Brasil e divulgado pela revista ÉPOCA, atualmente existem 265 espécies ameaçadas de extinção nos trechos da Amazônia atingidos pelo fogo: 180 da fauna e 85 da flora.

A notícia - Do total mencionado, 76% das espécies estavam protegidas em áreas de conservação ou deveriam contar com o suporte de políticas públicas de proteção estabelecidas pelos Planos de Ação Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção ou do Patrimônio Espeleológico (PAN).

Porque isso importa - "Espécies ameaçadas acabam não voltando. A cada queimada, a diversidade é perdida", disse o biólogo Izar Aximoff especialista em recomposição de florestas queimadas. Ele testemunhou áreas verdes se transformarem em pó preto e o rico som das florestas, em silêncio. Além dos animais, o incêndio também ameaça vilas inteiras no Pará. Em Rondônia triplicou o número de atendimento em hospitais por problemas respiratórios. Moradores acusam fazendeiros de terem promovido o Dia do Fogo.






0 visualização
icone whats kelly.png