Zuckerberg manterá vídeo fake dele no ar

A praga do Deep Fake usa voz e imagem de Zuckerberg

O fato - Um Deep Fake com Mark Zuckerberg foi postado no Instagram - que pertence ao Facebook - nesta semana. No clipe, o falso Zuckerberg crítica “um homem, com controle total de bilhões de dados roubados, todos os seus segredos, suas vidas, seus futuros”.

O Deep Fake foi criado usando um vídeo de Zuckerberg falando sobre interferência russa. na eleição de 2016 nos EUA. Foi criado pelos artistas Bill e Daniel Howe e é um protesto contra o Facebook que não retirou do ar um vídeo manipulado da democrata Nancy Pelosi em que ela aparece bêbada. Na ocasião, Zuckerberg afirmou que iria esperar a classificação das agências de checking para creditar o vídeo como falso. Mas o manteve no ar.

Porque isso importa - O Deep Fake é uma nova praga na internet. Ele assume a imagem das pessoas manipulando sua imagem, expressão, voz e fala. Em alguns casos é, realmente, difícil de verificar sua veracidade. As Forças Armadas americanas trabalham no software para diagnosticar, se o vídeo é falso ou verdadeiro, de modo a evitar um trote internacional com efeitos trágicos. Assista o vídeo e conheça o que é Deep Fake: tem a cara e a voz do Zuckerberg, mas não é ele. É um vídeo falso feito com Inteligência Artificial


13 visualizações